Jogo Escondidos ajuda a ensinar pontos cardeais

Gestão Escolar

Confira a atividade desenvolvida numa escola municipal de São Sebastião para ensinar pontos cardeais.

O ensino dos pontos cardeais, conteúdo do 3º ano do Fundamental, ganhou uma nova dimensão em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, graças ao projeto idealizado pela professora Adriana Hellen Lima dos Santos, da Escola Municipal Walfrido Maciel Monteiro.

A atividade inspiradora começou quando a professora convidou a sua turma para adaptar as regras do jogo Escondidos do Programa MenteInovadora, a um tabuleiro personalizado para o bairro do Morro do Abrigo, onde fica a unidade municipal. Nasceu, assim, o jogo Escondidos  do Morro do Abrigo.

Como foi realizada a dinâmica para ensinar os pontos cardeais?

No jogo, dois tabuleiros idênticos são distribuídos aos participantes. Cada equipe – ou jogador, no caso de partidas em dupla –, esconde sua peça numa casa do tabuleiro. O objetivo é descobrir a localização da peça do oponente, por meio de perguntas objetivas que devem ser respondidas apenas com sim ou não.

No modelo criado pelos alunos da Walfrido Maciel Monteiro, o tabuleiro era limitado, ao norte, pelo rio, ao sul, pela Mata Atlântica, a oeste, pelo viaduto da estrada e, a leste, pelo Oceano Atlântico. Como o município de São Sebastião é muito rico em folclore caiçara local, a professora se utilizou de figuras de lendas para estabelecer pontos de referência no meio do tabuleiro. As lendas utilizadas foram o Lobisomem da Praia de São de Francisco, a Lenda do Amor do Ponto da Cruz, os Amarrados do próprio Morro do Abrigo e a Lenda da Toca do Bicho.

Enquanto se divertiam, os alunos aprenderam os pontos cardeais, os marcos de referência da região em que vivem, as lendas locais e ainda desenvolveram a capacidade de comunicação, aprendendo a fazer perguntas objetivas para resolver um problema.

Aliás, para conhecer mais sobre o projeto, confira o vídeo feito em forma de jogral pelos próprios alunos da EM Walfrido Maciel Monteiro em: http://amplieperspectivas.mindlab.com.br/inspira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu