Os 3Ps da gestão escolar
Os 3Ps da gestão escolar. A quebra total de paradigmas trazida pela pandemia de Covid-19 colocou em xeque muitas crenças e rotinas em vários aspectos da vida pessoal e profissional de todos nós. No campo da educação, com o fechamento das escolas por mais de 7 meses, muitos gestores se viram às voltas com um problema para o qual jamais foram preparados.
Como administrar as ansiedades e frustrações de famílias e colaboradores, na gangorra emocional em que se transformaram os humores de todos?
Descontado todo o estresse a que nos submetem, momentos como o que vivemos em 2020 são excelentes para nos fazer refletir e questionar muitas das nossas verdades. No mundo pós-pandemia, a forma como gerenciávamos as escolas antes da crise precisa ser revitalizada, levando em consideração as novas variáveis. Num momento como esse, o consagrado princípio gerencial dos 3Ps pode ser muito útil.
Os 3Ps da gestão escolar representam três conceitos fundamentais na boa gestão: pessoas, propósito e processos. Veja como eles podem ser aplicados ao ambiente da escola:
Pessoas
Elas constituem o elemento mais importante no funcionamento de uma escola. Afinal, estamos lidando com um processo totalmente interpessoal, em que educadores ensinam crianças e jovens e dialogam com as expectativas e necessidades de seus familiares. Focar nas pessoas, nesse momento da crise causada pela pandemia, é fundamental para que a escola possa retomar o seu processo de ensino-aprendizagem voltando aos melhores resultados de antes do fechamento das atividades presenciais. Para isso, é preciso saber liderar e tirar o melhor de seus colaboradores, lidando com as angústias e medos deles. Também é preciso saber liderar familiares e alunos, indicando o caminho da resiliência e da empatia para entender que a reconstrução do processo de ensino-aprendizagem será gradual.
Propósito
Um bom líder nas duas frentes, famílias e colaboradores, será capaz de engajar a todos em torno do propósito principal da escola: oferecer a melhor educação para todas as crianças e todos os jovens que a escola atende. Esse propósito, quando verdadeiro, não esmorece diante de um vírus, por mais perigoso que ele seja. Ele se manteve firme no momento em que o líder e seus colaboradores tiveram de se reinventar em questão de dias para adaptar todo um planejamento para a modalidade de aulas remotas. E continuará firme agora que as escolas começam a retomar as atividades presenciais. É papel do gestor reconectar colaboradores, famílias e alunos com esse propósito e fazê-los entender que, agora, ele precisa de novos caminhos para se concretizar.
Processos
Quando falamos em novos caminhos, estamos nos referindo ao terceiro P da sigla, os processos. Afinal, como já publicamos aqui no Educador 360, nada mais será como antes e todos os envolvidos com a educação terão de se reinventar em suas funções para garantir a retomada do processo de ensino-aprendizagem, sejam eles gestores, professores, familiares ou alunos.
87 Comentários. Deixe novo
Acho que o texto remete para oseguinte pensamento: Um bom lider saberá lidar com sua equipe e sua comunidade escolar fazendo com que todos se harmonizem em um momento tão delicado quanto este, o problema está na cobrança desmensurada de papéis e relatórios a se fazer de coisas que estamos acostumadas a fazer rotineiramente e que só agora um “ser” maior se deu conta de que fazemos e resolveu cobrar como se nunca fizessemos,os que estão acima de nós também deveriam ler este texto e se engajar com a luta dos professores e da unidade escolar para facilitar a vida de quem não tem acesso, de quem é analfabeto digital e/ou funcional. Da cadeira fica fácil dizer que está tudo correndo bem. É preciso um COORDENADOR ATUANTE e não um que só arrume desculpas sobre suas ausências, suas falhas e sua inércia perante todo o processo.
Perfeito, colega!
Novos conceitos, novas demandas mas principalmente saber ouvir.
Faço suas as minhas palavras minha amiga!
Amiga faço minhas suas palavras.
Excelente comentário, parabéns.
O texto nos aponta claramente a importância de um novo planejamento, levando em conta a reconstrução do processo de ensino-aprendiagem, o fortalecimento das relações entre escola e família, bem como dos colaboradores. Sempre com empatia e acolhimento.
Perfeito.
Reinvenção e a palavra de ordem.
Liderar requer um múltiplo olhar mesmo
Os gestores precisam estar abertos a tantas mudanças e situações novas diante de um retorno totalmente diferenciado com muitos desafios. O apoio de toda a equipe escolar será fundamental para trabalhar todos juntos, cada vez melhor para as crianças!
Novas e diferentes formas de gerir e agregar as pessoas, sejam funcionários, pais e dar conta de atender as diferentes demandas dessa nova escola.
Para aproximar as pessoas que fisicamente estão distantes, mas ao mesmo tempo precisam se manter juntas…
Realmente devemos pensar em novos caminhos e processos para um futuro retorno.
A gestão escolar tem um papel fundamental neste retorno.
A gestão escolar no papel de diretor, vice diretor e coordenador , também haverá de construir uma nova postura que vai além de se preocupar com as “papeladas”.
Como bem diz o texto acima incorporar os 3Ps: pessoas, propósito e processo. Enfim, a escola nova precisará abraçar todos os envolvidos na educação.
São tantos os desafios para o retorno… todos devemos nos preparar para acolher, para planejar- levando em conta as adaptações-, para abraçar todos e criar vínculos.
Um bom gestor deve ter os 3 ps como meta.
O texto nos aponta claramente a importância de um novo planejamento,um novo olhar para educação num todo.
Novos caminhos, novos olhares para o retorno!!!
Esse retorno tem que ter novos olhares novas condutas .
O novo retorno deve ser bem pensando e planejado!
O novo retorno deve ser bem pensando e planejado por todos os envolvidos!
Com certeza o retorno não será fácil pra ninguém, porém acredito esteja sendo muito esperado o momento do reencontro.
É fundamental focar nas pessoas para que a escola caminhe no processo de ensino e aprendizagem e obtenha êxito . A liderança é necessária e trilha por motivar e conectar à todos e neste momento de pandemia precisamos nos reinventar .
Texto pertinente ao momento atual.
No texto constam 3 Ps:
Pessoas
Propósito
Processos
Acredito que, no atual cenário, poderíamos acrescentar mais três:
Pesquisa
Parcimônia
Perseverança
Os três Ps devem ser considerados e praticados por todos os envolvidos.
Pessoas, Processo e Propósito – São os três Ps que a gestão escolar deverá saber lidar ao retornarmos para as salas de aulas, para a escola.
A pandemia nos fez refletir e nos olhar com olhos de sentimentos. Trabalhar mais nossas emoções, respeitando as emoções do próximo(empatia).
Pessoas – não é fácil lidar com o outro, mas aprendemos, nesta pandemia, que ouvir, respeitar, orientar é a melhor solução.
Propósito – Com a colaboração de todos os envolvidos, a gestão deve manter o principal propósito que é a educação de qualidade, traçar novos expectativas, metas de ensino com o objetivo de não perder a qualidade da aprendizagem para o aluno.
Processo – é no dia a dia que conseguiremos retomar nosso trabalho junto a escola e como o próprio nome diz será um processo.
Os 3Ps trazem à tona questões que são de fundamental importância para escola, mas que muitas vezes não há alinhamento entre elas. A Pandemia veio e com ela muito rei ficou nú. Muitos gestores ignoraram as pessoas, os processos e o propósito ficou perdido. Outros no entanto nós revelaram talento em doses jamais imaginadas.
Trabalho coletivo, é assim que fazemos dentro da escola e é assim que continuará sendo, um apoiando o outro para melhor atender nossas crianças e passar por mais este obstáculo nos reinventando.
A nova escola deverá ter um novo olhar em todos os aspectos, estruturais, burocráticos e principalmente o aspecto humano, pois lidamos com vidas, as crianças e suas famílias e os profissionais da educação devem ter um retorno com um acolhimento diferenciado, onde a confiança, respeito e responsabilidade seja mútua entre todos os envolvidos.
Recomeçar é necessário mais com cautela principalmente.
O retorno exige esforços de toda comunidade escolar, não só da gestão. É hora de todos contribuírem.
Recomeçar não é fácil, mas temos que estar preparados.
O texto aponta os 3ps. Neles vemos que eles constituem elos essenciais para melhor funcionando da escola. Devemos estar conscientes e preparados para esse novo olhar da educação.
O texto aponta os 3ps. Neles vemos que eles constituem elos essenciais para melhor funcionando da escola. Esse retorno exige que todos se unem a um único propósito.
É fundamental mesmo neste momento difícil, estarmos preparados para o retorno, contar com as pessoas, com toda a Equipe Escolar e familiares, ajudando-nos uns aos outros, pois só assim, conseguiremos focar no propósito da melhor educação, com segurança e tranquilidade para todos.
Os gestores deverão dar continuidade ao processo de ensino, reinventando, agregando, com respeito, responsabilidade e sabedoria para garantir o sucesso do processo ensino aprendizagem.
Dar continuidade ao propósito principal, de oferecer o melhor acolhimento a todos.
Os 3Ps são de vital importância para que possamos trabalhar as novas competências no processo ensino aprendizagem.
Os 3Ps resumem bem umas escola: pessoas, propósito e processo. Acredito também que não será mais como antes mas a readaptação será um desafio.
O texto nos faz refletir sobre ,o líder no pós pandemia realmente encontrará grandes desafios para lidar,porém é necessário visar o bem para todos, saber resolver os problemas com clareza,respeito e muita sabedoria .
Se conseguirmos colocar em prática metade do que temos ouvido de sugestões e novos termos, estaremos dando um passo gigantesco no processo educacional
O texto apresentado aponta a necessidade de um novo planejamento,pautado no acolhimento,colaboração e empatia.
O momento atual pela qual passamos é excepcional em todos os aspectos, pois nunca vivemos uma pandemia antes e lidar com todo esse aprendizado não tem sido fácil para nenhum dos atores da educação ( gestores, professores, coordenadores, funcionários, alunos e famílias)
No que diz respeito aos 3Ps esses são de fundamental importância na educação em tempos de pandemia, porém é muito desgastante para gestores, professores, coordenadores, alunos e pais. Pois, toda essa trajetória ate aqui não ocorreu de forma simples , mas sim, na base do ensaio e erro.
Por fim, concluo que o maior ensinamento que essa pandemia nos deixa além é claro da própria pandemia, é a empatia e a nossa capacidade de resiliência a tudo que estamos vivendo.
Antes da pandemia já necessitávamos de bons líderes. Agora refletindo sobre esse texto que somente nos afirma que bons líderes vão conseguir seguir e agregar os 3Ps da gestão escolar.
Excelente
Muito bom! Excelente
Será um novo momento: de transição e adaptação para todos, onde a gestão terá um papel fundamental para o bom caminhar deste processo.
Sem dúvidas o texto evidencia que para este novo retorno será necessário novos olhares!
Os 3 Ps já deveriam fazer parte do Gestor antes mesmo da Pandemia, no momento atual fica claro que aquele que não souber gestar, não trará avanço ao processo de ensino-aprendizagem.
Para este momento além das parcerias, também se fazem necessários a empatia e a compreensão para que a adequação ao novo seja tranquila e proveitosa.
Na leitura do texto uma das coisas que não saia da minha cabeça é como uma liderança pode lidar com as questões socioemocionais de todos se esta gestão também é bombardeada de tantas atribuições e se pensarmos o quanto é desgastante liderar a equipe e a escola sem pandemia, imagino agora, sei que o esforço precisa ser grande, mas não consegui enxergar ainda medidas que ajudassem a gestão orquestrar todas as situações.
Muito pertinente essas colocações. Os 3 Ps são de fundamental importância para o nosso retorno. Muito embora, uma boa parcela das famílias já tenha dito que voltaram somente após os filhos terem tomado a vacina. Assim sendo, estaremos diante de outro desafio, que será a continuidade das aulas remotas com o início das presenciais. Momento bastante singular e complexo.
Ótima leitura para um olhar para o futuro retorno… embora sabemos que todos teremos um desafio pela frente: um novo olhar para a Educação.
Muito se fala em retorno,em questões socioemocionais,não deveriam então antes buscar saber como estão de fato as famílias,os alunos,os professores,é já ir dando uma base, um apoio psicológico,antes de falar em retomar,vamos saber como eles de fato estão.Pq na prática, não consigo ver a escola com todas as demandas e ainda com espaço para cuidar do lado psicológico.
Estudar e se reinventar.
tolerância,equilibrio,respeito a individualidade de cada um,mas com um trabalho em equipe.
Um bom líder vai saber trabalhar com os 3Ps.
O bom gestor com uma boa equipe mesmo com tantos desafios desenvolverá um ótimo trabalho.
Reinventar, empatia, nada mais será como antes, se tornaram palavras de ordem ultimamente. O professor talvez seja o profissional que mais tenha empatia, que mais se reinventa e que nunca tem um dia igual ao outro e neste momento mais uma vez teremos que ser o profissional diferenciado, esteja ele como gestor, coordenador ou em sala de aula.
Muitos serão os desafios que toda equipe escolar deverá superar
Nosso retorno será cheio de novos desafios. Precisaremos estar preparados para nos reinventar diante desse novo recomeço.
Os 3Ps só serão consolidados se não reinar acima deles o B da burocracia e a AF (ausência financeira) em diversos aspectos. Também me preocupa o peso nos ombros dos gestores (aqueles sempre engajados). Eles precisam de suporte em diversas frentes.
Ser líder é o diferencial para uma boa gestão.
O texto como tantas teorias são pertinentes e auxiliam, mas na realidade infelizmente há muitas dificuldades que acabam impedindo as coisas acontecerem da maneira correta. E o lado humano é tão falado e importante, mas a burocracia e tantas tarefas atrapalham muito o trabalho.
Para o gestor será um desafio, gerenciar todos, familia, professores, alunos…a situação é nova para todos
Os gestores terão um desafio, todos envolvidos na nova realidade terão um desafio…
Não dar para começar sem vacina.
O gestor terá um desafio ainda maior, de um lado precisa de um olhar e do outro necessita ser o administrador das situações e relações.
Mais do que tudo penso que duas são as atuações necessárias para um bom gestor agora: delegar funções já que o trabalho remoto pode ser dividido não sobrecarregando ninguém, outro é a especialização dando oportunidade para cada um fazer o sabe fazer melhor ou se aprofundar numa ação otimizando o trabalho.
O tempo está passando muito rápido, e os desafios vividos por nós nesse período que estamos longe da escola e de nossos alunos, tem sido diminuído através das nossas gestoras com seu trabalho e persistência de fazer sempre de forma perfeita.
Será um grande desafio para todos nós o retorno. Com certeza temos um novo caminho e refletir sobre a importância dos 3 Ps é fundamental.
Muito interessante esse texto, pois, durante essa pandemia , vimos que os desafios continuaram para os gestores, assim como para os professores (as) também. Os três Ps. apresentam de forma muito sucinta que os gestores precisam se preocupar com o Pessoal, com as dimensões humanas e socioemocionais dos (as) professores (as), pais, estudantes, porque está sendo um período tenso para todos ; com o Propósito de continuar ensinando as crianças, os jovens e adultos; e os Processos de ensino – aprendizagem que serão através dos recursos tecnológicos e de forma híbrida ( presencial e a distância). Com certeza, os esforços para se manter os estudantes ativos e aprendendo não estão sendo fáceis para ninguém, mas precisamos continuar com esse objetivo para que o retrocesso escolar não seja pior.
Será um grande desafio essa nova forma de gerir pessoas. Novos conceitos, novas demandas, flexibilidade e muita empatia para os novos tempos.
Esses 3 P’s sempre foram importantes e agora mais do que nunca.
O problema é que, a cada mudança de gestão, tudo o que construímos, é jogado por terra.
Teremos que nos reinventar, sempre pesando numa educação de qualidade para as nossa criança.
Texto claro e objetivo, indicado para um trabalho ao iniciarmos o ano letivo.
Focar nas pessoas nesse momento da crise é importante para que a escola retome o seu processo de ensino-aprendizagem
Posso dizer que a equipe gestora da minha escola cumpriu e cumpre seu papel grandiosamente. Desde o início foi o principal elo entre professores, famílias, alunos e Secretaria de Educação. Imagino o quão difícil foi para elas, merecem todo o nosso reconhecimento e gratidão!
Vejo que a Gestão é o cerne dentro de uma Instituição escolar, mesmo antes da pandemia e continuará sendo pós pandemia. A gestão sendo e tendo os 3Ps será perfeito. Afinal, boas Gestoras fazem o ambiente fluir de maneira positivamente e saudável.
Faço minhas as palavras da paula, ser um bom gestor é o caminho para toda escola começar a ser boa.
Uma boa gestão reflete em uma boa educação.
Na verdade não estamos falando de coisas novas (pessoas, processos e propósitos), mas a forma como estamos encarando a relação entre os mesmos. A equipe gestora necessita ter um novo olhar para estes fatores, integrando-os de forma a facilitar o trabalho de toda a equipe, com o objetivo de atingir as metas propostas, de forma coesa e objetiva.
O texto retrata bem o qual a importância de uma boa gestão na escola
O profissional precisa ser diferenciado para trabalhar nesta pandemia
Um novo gerenciamento de faz necessário durante as aulas.
Uma escola precisa de um ótimo líder. Que saiba ouvir e que tenha vontade. Precisa motivar e saber falar.