5 dicas para aproveitar suas férias
5 dicas para aproveitar suas férias.
O ritmo intenso dos primeiros 5 meses letivos do ano, o estresse e a ansiedade da organização da Festa Junina, os dias mais curtos e frios do inverno que chega… Tudo isso sobrecarrega professoras e professores no final do semestre.
A boa notícia é que esta é a última semana. A partir da próxima, você terá todos dias só para você. Sem precisar acordar com o céu ainda escuro, sem a agitação das crianças… Cada minuto das próximas quatro semanas das suas férias serão exclusivamente seus!
Para aproveitar bem esse período tão merecido, o Educador360 preparou 5 dicas de atividades para ajudar você, professora ou professor, a recarregar as energias para a metade final do ano!
Boa leitura e aproveite ao máximo as suas férias!
5 dicas para aproveitar suas férias
- Reencontre a pessoa linda que habita em você – Que tal começar as férias cuidando da pessoa mais importante do mundo para você e que, no entanto, acaba muitas vezes relegada ao segundo plano pela rotina do dia a dia? Sim, estamos falando de você mesma, professora, de você mesmo, professor. Para cuidar de si mesmo, um verbo deve ser conjugado no imperativo: permita-se!
- Permita-se dormir até mais tarde, no quentinho das cobertas.
- Permita-se tomar um café da manhã caprichado, com tudo o que tem direito um hóspede dos melhores hotéis.
- Permita-se um longo e demorado banho quente, com trilha sonora das suas músicas de meditação, incenso indiano e loção corporal.
- Permita-se um novo corte de cabelo.
- Permita-se um tempo sem fazer nada, sem se preocupar com os outros.
- Permita-se se colocar no centro da sua própria atenção.
O autocuidado e a reflexão sobre si mesma, ou sobre si mesmo, formam aquele passo com o pé direito para iniciar o período de férias realmente reparadoras.
- Reaqueça o coração – Pode ser o marido ou companheiro, a esposa ou companheira… O importante é reaquecer o relacionamento que tantas vezes é mergulhado no balde de gelo da rotina do dia a dia profissional de ambos ao longo do semestre. Aproveite as férias para namorar, com direito a luz de velas, fondue, uma taça de vinho… Ah, mas você não tem alma gêmea? E quem disse que é preciso compromisso amoroso para aquecer o coração? Aproveite para sair com as amigas e os amigos, reconectar-se com familiares distantes… Adote um pet resgatado das ruas! O substantivo principal desta dica é relacionamento, em todas as suas dimensões possíveis.
- Realimente a alma – “Tudo vale a pena”, já dizia Fernando Pessoa no mais conhecido verso do poema “Mar Português”, que você deve saber muito bem como termina… Realimentar a alma significa ampliá-la com prazeres não materiais, como emoções, sensações. O verbo principal desta dica é sentir:
- Sinta a lágrima correr com a emoção de boas histórias e poesias colocando sua leitura em dia.
- Sinta o calor do sol na pele, o cheiro do mar na brisa numa viagem à praia.
- Sinta o prazer de perder-se em dramas e suspenses de seus filmes e séries preferidas.
- Sinta a dúvida nascer no questionamento da arte exposta em museus, executada em concertos musicais, despertada pelas luzes no palco de peças teatrais.
Para inspirar a realimentação da sua alma, fechamos esta dica com o poema “Passagem das Horas”, de Álvaro de Campos, um dos heterônimos de Fernando Pessoa:
“Multipliquei-me, para me sentir,
Para me sentir, precisei sentir tudo,
Transbordei, não fiz senão extravasar-me,
Despi-me, entreguei-me,
E há em cada canto da minha alma um altar a um deus diferente…”
- Reconecte-se com a natureza – Nossa vida eminentemente urbana vem recheada de praticidades. Mas o excesso de convivência com o asfalto sob os pés, com a velocidade dos transportes e a fumaça no ar que respiramos tem o poder de nos desligar da natureza que nos nutre e nos permite viver sobre a Terra. Aproveite as suas férias para reconectar-se com essa grande força que tudo rege em nossa existência. Para promover esse reencontro, aproveite as férias para fazer passeios em parques, caminhadas em trilhas… Suba uma montanha para olhar o mundo do alto e deixe-se envolver pelas águas geladas de um banho de cachoeira ou de mar… A força criadora da natureza tem um enorme poder de regenerar nossas energias.
- Reoriente-se! – Por fim, no tempo que sobrar depois de todas essas atividades sugeridas antes, que tal colocar ordem na vida? Organizar a casa e o material da escola, para algumas pessoas, têm poder terapêutico. Para todos os outros, porém, é, no mínimo, uma forma de se livrar das coisas que você não usa mais – e isso inclui arquivos de computador e aplicativos desnecessários no smartphone – e abrir espaço para que novas energias circulem na sua casa e na sua vida. Livre-se das pendências, arrumando o que estiver quebrado, doando o que ainda está bom, mas você não usa mais, jogando fora o que não tem mais conserto.
Organizando bem a sua agenda e fazendo um pouquinho de cada coisa acima, as suas férias vão ser memoráveis. Aproveite!