Como diminuir o estresse de professores? Dicas de relaxamento para o corpo docente

Gestão EscolarGestão Escolar

O estresse é um dos motivos que mais afasta os professores da sala de aula.  Além da rotina atarefada, a indisciplina dos alunos e o não reconhecimento do seu trabalho são fatores agravantes que os afetam a nível físico, mental e emocional.

A própria falta de apoio da liderança entre diretores e coordenadores também colabora com o quadro. Seja pela pressão por resultados ou mesmo pela ausência de um direcionamento pedagógico coerente com a realidade do cotidiano.

Vale lembrar que, mesmo quando a escola proporciona uma sólida estrutura de ensino, cada dia é um novo desafio. Sendo assim, é essencial abrir espaço para momentos de relaxamento que os permitam recarregar as energias.

Muitas vezes tida como improdutiva, a pausa é na verdade uma forma de respiro necessária para agregar valor ao que se faz. Além disso, também permite que os professores expandam sua visão para além da rotina e se permitam inovar.

Que tal trazer uma cultura de relaxamento para o corpo docente de forma que eles não só se sintam menos estressados, mas também valorizados e inspirados a ensinar com cada vez mais qualidade?

Confira as práticas que farão toda a diferença!

 

Exercícios e atividades de mindfulness

Conectar corpo e mente através de um estado de atenção plena é altamente eficaz para manter-se relaxado. Esse estado também é conhecido como mindfulness. Para atingi-lo são utilizadas técnicas como a meditação ou mesmo exercícios físicos.

Porém, sabemos que o pouco tempo livre faz com que as pessoas deixem esse cuidado para segundo plano. Não à toa, cada vez mais organizações implementam atividades de exercícios laborais, massagem, yoga ou mesmo esportes dentro do período de trabalho.

Ativar a consciência corporal ajuda a liberar qualquer tipo de tensão e pode ocorrer com orientação de profissionais da área.

Permitir esses momentos em sua escola ou fora dela em períodos pré-determinados, seja pela manhã ou intervalos, será um grande presente para manter o equilíbrio de seus professores.

 

Espaço de silêncio e relaxamento

Muito se fala em salas de aulas inovadoras para os alunos. Porém, é igualmente importante manter espaços especialmente desenhados para professores.

Esses lugares podem estimular o silêncio em meio à rotina. Ou seja, salas confortáveis com almofadas, cadeiras e mesas que os permitam descansar, meditar, ler ou mesmo dormir em seus intervalos. Se possível, deixe livros e mensagens inspiradoras espalhados pelo local.

O ideal é que não sejam usados para trabalho, mas façam parte de um momento de retiro mais livre. O corpo docente pode ter a liberdade de acessar sua sala de relaxamento a qualquer hora do dia. Os gestores também não devem se prender muito a horários, ao entender que 15 minutos de descanso entre uma aula e outra, por exemplo, já são capazes de melhorar muito o estado e até o humor de quem passa o dia ensinando.

 

Tempo de aprimoramento pessoal

Além de incentivar cursos de formação continuada, permita que a escola também seja um espaço de aprimoramento pessoal. Para isto, selecione uma parte do tempo dentro do dia ou mesmo semana para que eles possam estudar e desenvolver assuntos de seu interesse.

Algumas escolas adotam essa prática a partir de um conceito conhecido como Hora do Gênio (do inglês Genious Hour). Ele pode ser usado tanto para funcionários quanto alunos. Essa é uma abordagem que tem por base a curiosidade, o aprendizado autodirecionado e as paixões individuais.

Surgiu a partir de um estilo de trabalho adotado no Google, onde todos podem usar 20% do seu tempo para pesquisar e trabalhar em projetos pelos quais eles são totalmente apaixonados. Essa é uma oportunidade para que os professores se voltem para metodologias e práticas pedagógicas para além da grade curricular.

Ter tempo para se dedicar ao que mais se gosta é fundamental para reduzir os níveis de estresse. Afinal, quando sentimos que a vida gira apenas em torno de obrigações, tendemos a ficar mais tensos e menos criativos.

Por isso, permita que seus professores sejam proativos e se desenvolvam em paralelo. Com certeza, são muitos os reflexos positivos a serem levados para o processo de ensino-aprendizagem através da prática.

Comente sobre como você permite que seus professores se sintam mais relaxados no dia-a-dia!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu