Quando a arte ensina a vida

Gestão EscolarGestão Pedagógica

Num mundo polarizado em que a importância da educação é colocada em xeque, um samba-enredo sobre o poder do conhecimento e da arte fatura o Carnaval de São Paulo

Foi uma disputa apertada. Mas no final, prevaleceu no Grupo Especial das Escolas de Samba de São Paulo o samba-enredo da Águia de Ouro, que fazia uma apologia do poder do conhecimento e da importância da educação.

Uma vitória que chega em bom momento, pois coloca em evidência o tema educação nestes tempos em que educadores, escolas e pedagogias são tão questionadas.

Foi a primeira vez que a agremiação sagrou-se campeã do Carnaval paulistano. Em seu samba, com o título “O Poder do Saber – Se saber é poder… Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, a escola exaltou a importância do conhecimento para a evolução da humanidade.

Com um carro alegórico dedicado a Paulo Freire, considerado no exterior o maior educador brasileiro, mas que vem sendo criticado internamente no Brasil, a escola cantou na avenida:

“Em cada traço que rabisco no papel

Vou desenhando o meu destino

No horizonte vejo um novo alvorecer

Ao mestre meu respeito e carinho”

A nota 10 atribuída ao samba-enredo não deixa de ser uma demonstração de que parte da sociedade continua a valorizar os  educadores e a educação juntas com a arte. Resta torcer para que esse sentimento contagie o restante das pessoas com a mesma empolgação causada pelo Carnaval!

21 Comentários. Deixe novo

  • Socorro Maria da silva Ramos
    27/03/2020 21:30

    Acredito que é na educação que podemos mudar o mundo, ou seja só com educação teremos um pais igualitário.

    Responder
  • Socorro Maria da silva Ramos
    27/03/2020 21:43

    Como já fala o título da música, saber é poder. A educação nos proporciona conhecimentos inimagináveis .

    Responder
  • Patrícia
    30/03/2020 16:33

    Educação e família juntas, são a base para tudo.

    Responder
  • Patrícia
    30/03/2020 16:50

    Educação e família são a base de tudo.

    Responder
  • Patrícia Macedo
    30/03/2020 18:28

    A educação é o direito fundamental para todo ser humano e traz impacto em todos os setores da sociedade, sem ela não seria possível ter preparo para a vida. Acredito que estamos em um momento de grande polarização e que por meio de grupos ou movimentos que lutam incessantemente pelo reconhecimento da importância da educação, muitas pessoas estão se conscientizando e compreendendo o seu valor. As mídias eletrônicas trazem informação a todo instante e este contribui para a expansão desta consciência.

    Responder
  • Eliana Pasqualini Fernandes
    30/03/2020 20:01

    Apesar de parecer que a maioria das pessoas não valorizam a educação, eu acredito que isso não é verdadeiro, é que há um grande grupo de pessoas que quer o mundo acreditando nisso, é o que uma grande parte da mídia divulga. Porém existe uma grande parcela da sociedade que valoriza a educação e os professores. Temos que continuar acreditando que a educação pode sim mudar esse país, para isso, cada um precisa fazer sua parte e não desanimar, porque tudo é construído e construir leva tempo.

    Responder
  • Como educadora brasilera tento exaltar as manifestaçoes de valorizaçao da Educaçao e dos professores qie culturalmente sao usados como massa de manobra dos governos. O conhecimento é o caminho da libertaçao. O Poder do Saber…

    Responder
  • acredito que a arte nunca esteve separado da educação, exemplo disso temos os dias de hoje onde temos que resignificar a nossa vida por meio da arte e educação fisica, disciplinas e profissionais que não tem o seu devido valor no dia a dia da escola infelizmente.

    Responder
  • Cintia Figueiredo da Silva
    31/03/2020 18:22

    Educação é a base de tudo!!! Acredito que por meio da educação, juntamente com a parceria das famílias podemos ter um país melhor.

    Responder
  • É inconcebível que os brasileiros não conheçam profundamente este educador e triste identificar que ele tem mais reconhecimento no exterior.
    Acordaaaa Brasil…

    Responder
  • Zoraide Carpanez Benzi
    01/04/2020 13:18

    A arte está associada a todas nossas manifestações culturais e o carnaval é um exemplo disso.Respeitar a cultura de um povo, também é ato de educação.

    Responder
  • Marjorie
    02/04/2020 12:36

    Lamentável não valorizar os conceitos de Paulo Freire em todo território nacional, para nós educador ainda é um uns dos grandes inspiradores da educação.
    A educação te dá um leque de possibilidades os deixando fortalecido.Com isso, consegue fazer a leitura melhor do mundo.
    “O conhecimento é uma arma poderosa que ninguém tira de você”!

    Responder
  • Elisandra
    02/04/2020 13:57

    Foi mesmo uma bela homenagem da escola de samba.
    Pena que na educação temos colegas de trabalho que foram corrompidos pelas ideias do presidente “Nero Brasileiro”, em que difama Paulo Freire e suas ideias.
    Isso me deixa extremamente preocupada, pois como educadores podem ter esse pensamento.
    Mas a escola de samba brilhou soube passar a essência do grande Paulo Freire.

    Responder
  • Flávia Regina Diogo de Paula
    03/04/2020 15:26

    Educação é poder! Conhecimento transforma as pessoas! Salve Paulo Freire e todos os educadores do mundo. Pena saber que muitos dos professores apoiam governantes que querem destruir a imagem dos professores e denegrir o peso da pesquisa e dos processos ensino-aprendizagem.

    Responder
  • Ana Lúcia
    07/04/2020 21:45

    O conhecimento transforma.

    Responder
  • Newton Prado
    10/04/2020 14:26

    Os enredos das escolas de samba têm um apelo popular muito grande. Quando abordam temas sócio-culturais ampliam o debate na sociedade.

    Responder
  • MÁRCIA VELASCO BRITO VIEIRA
    27/04/2020 20:59

    A relevância de demonstrar a valorização da “educação” apesar dos revezes atuais, traz refrigério e a certeza de que apesar das dificuldades dos atuantes desta área posicionados em ângulos diferenciados, o foco ainda é enaltecer a sociedade com o acesso ao conhecimento .

    Responder
  • Gisele Cristiane Alves de Oliveira
    28/04/2020 23:32

    Educar é um desafio, temos que acreditar mesmo diante de tantos obstáculos tenho orgulho do papel que tenho na sociedade

    Responder
  • Elaine Cristina
    07/05/2020 19:42

    Feliz em saber do reconhecimento da Educação. Nos dá margem a sonhar que ainda será prioridade no País.

    Responder
  • Bruna Aparecida da Silva
    14/05/2020 20:18

    Realmente a homenagem foi linda e temos que fazer o possível para que a Educação seja valorizada, afinal é através dela que existe a possibilidade de um futuro melhor! E também, temos que recuperar e resgatar àqueles que estão desacreditados na Educação!

    Responder
  • Thais Fernanda da Rocha Amorim
    16/05/2020 13:07

    A educação é o conhecimento e o que nos diferencia, só através deles nos tornamos pessoas esclarecidas e conscientes do nosso lugar no mundo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu