5 Dicas de atividades para fechar o ano letivo
2022 se aproxima do final e mais um ano letivo está terminando! Desta vez, sem que as escolas fossem fechadas pela pandemia novamente. Ufa!
Nessa reta final, é importante pensar em algumas atividades dirigidas para permitir um fechamento do ano que se encerra.
No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre a importância de fazer esse tipo de fechamento, como escolher as melhores atividades e ainda apresentaremos 5 dicas de atividades para encerrar o ano letivo com seus alunos. Assim eles encerram o ciclo e entram nas férias escolares mais preparados para os novos desafios de 2023.
Boa leitura e boas férias para você também, professor e professora!
A importância do fechamento
Os especialistas explicam que atividades de encerramento do ano são como rituais de passagem.
Depois de todas as experiências vividas ao longo do ano, com dificuldades, frustrações e realizações, as atividades de encerramento têm um poder simbólico.
Elas ajudam a colocar um ponto final no ciclo que se encerra, abrindo espaço para os novos desafios que virão no ano seguinte.
Atividades bem estruturadas devem se preocupar em proporcionar momentos de reflexão, autoconhecimento e ressignificação das vivências e aprendizados. Incluindo aí as experiências negativas.
A partir das avaliações, é fundamental que você guie os alunos e alunas num processo de celebração das conquistas do grupo, comemorando a convivência, as aprendizagens e as amizades que se fortaleceram ao longo do ano.
Todos esses são tesouros preciosos adquiridos pelo grupo e que cada um levará consigo pelo resto da vida.
Como escolher as atividades
Como dissemos acima, boas atividades de encerramento são aquelas bem estruturadas e que tenham propósito pedagógico.
Cada professor, cada professora deve ser capaz de decidir a melhor atividade a partir do conhecimento que tem da sua turma e da compreensão do momento que o grupo atravessa.
Vale lembrar que a melhor atividade será aquela capaz de abrir possibilidades de desenvolvimento para a turma. Ela deve ser escolhida pelo professor com propósito.
Um amigo secreto, por exemplo, pode ser uma ótima atividade para promover maior aproximação entre os diferentes grupos que se formaram ao longo do ano, misturando as tribos que, normalmente, continuariam fechadas em suas bolhas.
Uma possibilidade democrática é envolver as crianças no processo de escolha, planejamento e execução da atividade.
Confira a seguir 5 dicas de atividades para fechar o ano letivo.
5 dicas de atividades para fechar o ano letivo
- Rosa, broto ou espinho – Atividade clássica de avaliação de experiências, essa brincadeira é uma maneira divertida de conduzir uma roda de conversa num formato diferente.
- Para realizá-la, você pode organizar os alunos e alunas numa roda e distribuir folhas de papel sulfite – uma para cada criança – e material de pintura.
- Explique que o objetivo é refletirmos sobre as experiências vividas ao longo do ano e, para isso, eles devem dividir a folha de papel em três partes diferentes: uma para a rosa, uma para o broto e outra para os espinhos.
- Esclareça que na parte da rosa eles devem listar uma ou mais conquistas e vitórias ao longo do ano. Vale listar aprendizados, dificuldades superadas, um dos tópicos que mais gostou de ter estudado ao longo do ano…
- Na parte da folha destinada ao broto, a ideia é eles listarem ideias novas que surgiram ao longo de 2022 e que eles gostariam de aprimorar ainda mais no novo ano letivo.
- Finalmente, nos espinhos eles devem relacionar a dificuldades que enfrentaram e que ainda precisam se esforçar mais para superar, com apoio dos professores e colegas.
- Determine um prazo para que cada um organize a sua lista. Os registros podem ser feitos em desenhos, ou por escrito.
- Ao final do prazo de elaboração, cada um terá um tempo para mostrar aos demais colegas o que registrou, explicando o motivo de suas escolhas.
- Slideshow do conhecimento – Uma boa atividade coletiva de encerramento pode ser a montagem de uma mostra do conhecimento. A ideia é construir, com os alunos e alunas, uma lista das atividades que mais gostaram e o que aprenderam com elas. A partir daí, reúna registros dessas atividades e transforme esse material numa apresentação de slideshow – ou em postagens de Instagram na conta da escola, por exemplo, caso o uso dessa plataforma seja autorizado. Valem registros dos alunos nos cadernos, imagens feitas ao longo do ano das produções coletivas e individuais e das apresentações das crianças e jovens nas festas da escola. Vai ser uma uma ótima oportunidade para que todos revisitem as experiências vividas no ano que termina.
- Amigos para sempre – Como já dizia a canção, amigo é coisa pra se guardar. Então, que tal organizar uma espécie de correio elegante da amizade? Funciona assim:
- Primeiro, você deve organizar um sorteio de nomes, como se fosse um amigo secreto. Cada um vai tirar um colega secretamente. Isso garante que todas as crianças ou jovens sejam contemplados na brincadeira.
- Em lugar de dar um presente, porém, os alunos e alunas devem ser instruídos a produzir um cartão postal em que escreverão para o colega sorteado as qualidades que enxergam naquela pessoa e o que aprenderam ao conviver com aquele amigo durante aquele ano.
- É uma excelente forma de quebrar as bolhas e promover a reflexão sobre o papel das amizades em nossa vida e em nosso desenvolvimento.
- Árvore do crescimento – A ideia é muito simples e pode ser realizada ao ar livre.
- Providencie enfeites de Natal – pelo menos um para cada aluno e aluna da turma – e um equipamento para reproduzir músicas natalinas.
- Leve o grupo para uma área verde da escola, ou nas proximidades, e explique que eles vão montar uma Árvore de Natal diferente.
- Coloque a turma em roda ao redor da árvore. Ligue a música e entregue um enfeite a uma criança. Enquanto a música toca, o enfeite deve ser passado de mão em mão.
- Quando a música parar, a criança que estiver com o enfeite na mão deve dizer um aprendizado ou uma coisa boa que viveu na escola no ano que termina antes de pendurar o enfeite na árvore.
- Repita a operação até que todas as crianças tenham tido a chance de pendurar algo na árvore.
- Balão das boas energias – Esta atividade tem o poder promover a reflexão sobre os aprendizados e projetar boas expectativas para o próximo ano. Você vai precisar de balões – um para cada criança do grupo –, tiras de papel – duas para cada criança do grupo, e canetas e lápis.
- Entregue os balões e as tiras de papel aos alunos e alunas. Cada criança deve receber um balão e duas tiras.
- Explique que num dos papéis, eles devem escrever algo que aprenderam em 2022. No outro, devem escrever algo que desejam que aconteça na escola no próximo ano letivo.
- Os dois papéis devem ser dobrados e colocados dentro do balão. Em seguida, eles devem encher as bexigas.
- Quando todos tiverem terminado, peça que joguem os balões para o alto e corram pela sala procurando um novo lugar para se posicionar.
- Quando os balões caírem no chão, cada um deve pegar uma bexiga diferente daquela que jogou para o alto.
- Em seguida, cada criança na sua vez deve estourar o balão e ler em voz alta o que foi escrito nos balões.
Encerramento
Com estas atividades diferentes e divertidas, você encerra um novo ciclo de maneira significativa – tanto para os alunos e alunas, quanto para você.
Aproveite tudo o que eles disseram para refletir sobre como foi o ano para você, o quanto eles se desenvolveram a partir da sua atuação em sala de aula, e aproveite as férias para restituir as energias para o próximo ano.
Boas festas, até 2023!
1 Comentário. Deixe novo
Quero agradecer a vocês, que me mandou estes materiais, foi de grande ajuda na minha aprendizagem continuada e também com os meus aluno. Um bom final de ano e um abençoado ano novo para todos.