Como escolher bons temas para redação
Como escolher bons temas para redação. Ninguém discute a importância da prática de redação nas escolas. Afinal, a escrita é a ferramenta de comunicação formal. Por meio dela, expressamos nossas opiniões, pensamentos e emoções a um número amplo de interlocutores. Praticamos nossa capacidade de expressão e desenvolvemos nosso raciocínio.
Não existe futuro acadêmico e profissional para jovens que não sejam capazes de se expressar de forma escrita. Logo, professores e professoras de Língua Portuguesa têm como norma desenvolver essa capacidade em seus alunos por meio das famosas redações. Prática intensificada especialmente a partir dos anos finais do Ensino Fundamental.
Mas como escolher bons temas para as redações?
A questão da qualidade do tema escolhido é bastante subjetiva. O que pode funcionar bem numa turma, pode ser um fiasco em outra. Mas, de forma geral, há algumas pequenas regras que podem ajudá-lo a chegar a temas que vão engajar cada turma. Confira:
- Considere o contexto – Temas ligados à realidade da turma têm melhor chance de provocar o engajamento dos alunos.
- Estimule a criatividade – Um bom tema também tem a capacidade de despertar nos alunos um olhar inovador sobre um fato, acionando a criatividade, tão importante na estruturação do pensamento.
- Desenvolva a argumentação – Bons temas permitem que a turma explore e exercite os diferentes pontos de vista, a fim de estruturar uma argumentação consistente. Essa habilidade, inclusive, será fundamental na redação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.
- Prefira os temas atuais – Assuntos em alta nas mídias sociais tendem a ter maior interesse e envolvimento dos jovens.
- Tente variar os assuntos – Situações diversas, que permitam diferentes construções argumentativas, podem dar um bom respiro numa rotina de temas pesados. Surpreenda a turma, de vez em quando, com assuntos mais leves que permitam maior liberdade na escrita.
1 Comentário. Deixe novo
Gostei das sugestões da página!!