A escola depois da pandemia
A escola depois da pandemia. Ebook da Mind Lab direcionado a gestores e professores aborda os desafios da educação e mostra como as habilidades socioemocionais podem ajudar a superá-los.
A humanidade já assistiu a algumas rupturas radicais no modo de vida ao longo da história. Todavia, como, felizmente, elas são raras, nenhum de nós jamais havia vivido algo parecido com a pandemia de 2020. As marcas que o vírus SARS-Cov-2 vai deixar em nossa sociedade e na maneira como nos relacionamos, porém, serão duradouras. A escola, sobretudo, como uma das instituições mais importantes na estrutura da sociedade contemporânea, não poderia escapar ilesa a essas transformações.
Os efeitos do vírus já causaram transformações profundas e inegavelmente no modelo escolar consagrado desde a Revolução Industrial. Os desafios, entretanto, continuarão com a retomada das aulas presenciais e se aprofundarão no próximo ano.
Diante desses desafios, os gestores e professores terão de se reinventar continuamente.
Cumprindo sua missão de fortalecer o papel das habilidades socioemocionais na educação, a Mind Lab está lançando o ebook gratuito “A Escola Depois da Pandemia”. Editado em duas versões, uma direcionada aos gestores e outra ao corpo docente, ele aborda os desafios trazidos pela pandemia e mostra como as habilidades socioemocionais de empatia, foco e persistência, responsabilidade e tolerância ao estresse serão importantes para reconstruir as relações nesse momento de construção de um novo modelo de escola.
Baixe o seu hoje mesmo o seu ebook e aprenda, com dicas práticas, a utilizar essas habilidades para preparar equipes docentes e de gestão escolar para os deafios. Acesse o link:
66 Comentários. Deixe novo
Sem vacina não
Tenho dúvidas sobre o preparo das pessoas e ambientes, considerando que muitos não entenderam a gravidade do problema e pouco foi feito em relação a estrutura das nossas escolas públicas.
Precisamos pensar na segurança de todos. Retorno seguro somente com a vacina.
CONCORDO!
É necessário a vacina. São muitos alunos na sala de aula, difícil não ter um contato próximo, principalmente nas creches.
Infelizmente sem vacina ,fica difícil colocar vários alunos em um ambiente onde não tem ventilação nem normas segura para isto.
Mesmo com a vacina, devemos continuar os protocolos de segurança, pelo menos por um tempo.
Com certeza teremos muitos desafios pela frente, nas creche será muito dificil manter distancia, não ter o contato com os alunos.
Sem dúvida muito estamos aprendendo com está nova realidade, ao mesmo, tempo que observamos que a resiliência não é o forte da sociedade humana com o aumento dos números de infectados e mortes.
…será que vamos estar “prontos” para o retorno das aulas em 2021 pensando na segunda onda que vem assolando os países?!!!
Teremos muitos desafios, mas também estamos aprendendo muito… É uma situação nova, todos dependemos dos cuidados uns dos outros, vemos ainda muita gente despreocupada e sem nenhuma empatia com o próximo. Os números só estão crescendo, será que a pandemia acabou?
Conhecendo experiências vividas por outros países, nos vários modelos de ensino, teremos mais condições de avaliar nossas próprias experiências, vencendo os desafios que estão por vir.
Realmente após a pandemia o mundo será outro…
E a Educação terá muito que se rever.
Enfrentamos muitos desafios com a pandemia, mas não para por aí. enfrentaremos muito mais, porque mesmo após uma vacina muitos dos protocolos adotados durante a pandemia, deverão ser usados pelo resto da vida, pois outros vírus e doenças poderão surgir com a mesma ou até maior intensidade que o corona vírus.
Estamos enfrentando muitos desafios, e enfrentaremos muito outros. mesmo após uma vacina precisaremos seguir muitos dos protocolos adotados devido a pandemia, pois estamos sujeitos a passar por outras situações parecidas ou até piores. por isso é muito importante nos cuidarmos e cuidarmos uns dos outros.
Ótima iniciativa pela sugestão do livro, com certeza acrescentará muito para o retorno as aulas.
Eu sei que iremos e precisamos voltar, mas para ser bem sincera cada vez mais surge mais duvida para esse retorno em 2021, quando parece que está melhorando, o vírus se propaga e mostra que não tem nada controlado.
Tudo tão incerto. espero que saia logo esta vacina para podermos seguir adiante.
Os desafios serão muitos, tudo novidade estamos aprendendo a reinventar dentro das possibilidades que já sabemos fazer. Acredito que tudo será um grande aprendizado seja positivo ou negativo. O importante será ter foco, empatia e trabalho em equipe!
Infelizmente os casos estão aumentando e ainda há quem não acredita na doença e quem não respeita os protocolos de segurança. É muito preocupante.
Mesmo com o surgimento da vacina, alguns hábitos de higiene e segurança precisam ser mantidos
Ainda é cedo pra falar em retorno, já que não fomos vacinados. Mas quando voltarmos, precisaremos de muita preparação e formação para enfrentar o recomeço.
Com certeza a vacina irá chegar, enquanto isso só nós resta proteção.
Acredito que a vacina chegará e poderemos viver o novo normal!
Por se tratar de uma situação nova, muito ainda precisa ser aprendido, porém, acredito que sem uma vacina, essa “segurança” necessária para um retorno, fica comprometida.
Nada será como antes.
Cautela , protocolos de higiene e a vacina são condições para o retorno seguro. O e-book é uma excelente iniciativa. Gratidão.
Serão novos desafios que enfrentaremos com a vacina,a segurança e os cuidados necessários.
Mesmo com a vacina teremos que cumprir com os protocolos de segurança para proteção de todos.
Muitos serão os desafios. Precisamos da vacina para um retorno seguro.
A vacina é o fator que tornará o retorno mais seguro, mesmo assim o retorno deverá ser cauteloso. Em São Paulo, por exemplo, foi autorizado o retorno de escolas particulares de Educação Infantil, agora estas escolas estão fechando, pois já constataram os primeiros casos em alunos. Voltar às aulas nessas condições é colocar em risco a vida de toda a comunidade escolar.
Sabemos que o retorno ainda não é possível, no entanto quando o mesmo for o e-book é uma excelente ferramenta.
Por se tratar de uma situação nova, muito ainda precisa ser aprendido, porém, acredito que sem uma vacina, essa “segurança” necessária para um retorno, fica comprometida.
O retorno tem que ser consciente e principalmente seguro , nesse momento acredito que só depois da vacinação podeeemos ficar mais tranquilo, não tem material necessário nas escolas como de higiene na verdade nem os prédios escolares tem manutenção alguns nem a janelas abrem , onde e como podemos seguir os protocolos .
Interessante, vou baixar os dois… poderia ter feito um único material!
Sobre a volta, acredito que com a vacina essa volta se torne possível.
Essa experiência de aulas remotas, foi bem interessante, vejo pela.minha filha e tbem por mim. Fez crer que somos capazes de criar e de se adaptar e que nada pode nos seguras!
Realmente, é um grande desafio o retorno às aulas presenciais depois da pandemia, Toda a Equipe Escolar além de focar em todas as questões de segurança, protocolos de higiene etc, também é muito importante estarmos atentos nas questões socioemocionais de todos.
Ainda estamos num período de adaptações, pouco sabemos sobre o vírus, seus efeitos estão aos poucos surgindo, o volta às aulas, seria na minha opinião muito temerário, e sim traria várias outras complicações. Precisamos de tempo para colocar tudo em ordem, uma reestruturação na forma de atendimento dos alunos, uma realidade fora das condições da maioria dos estados e municípios brasileiros.
Os protocolos de segurança devem ser mantidos, mesmo após a vacinação.
Precisamos nos proteger, mesmo com a chegada da vacina.
Tudo novo. Mas como o brasileiro tem a facilidade de adaptação, vamos nos preparar.
Porém acredito que somente depois da vacina podemos ter a certeza dessa preparação.
Mas através dos textos já lidos aqui sobre a questão sócioemocional, a CNV, os princípios, etc.. nos ajudarão a retomar com mais força.
A vacina será primordial para termos um pouco de segurança, ainda sim teremos que manter alguns cuidados.
Acredito que uma retomada segura das aulas se dará somente após a vacina, sobretudo nesse momento que indica que estamos iniciando uma segunda onda de Covid-19 em nosso estado/ país. Pois somente , uma vacinação em larga escala poderemos ter o retorno as aulas de forma segura e responsável.
Acredito que uma retomada segura das aulas se dará somente após a vacina, sobretudo nesse momento que indica que estamos iniciando uma segunda onda de Covid-19 em nosso estado/ país. Pois somente , uma vacinação em larga escala poderemos ter o retorno as aulas de forma segura e responsável.
Não podemos deixar de citar aqui que as crianças e adolescentes na maioria dos casos são propagadores do vírus e, em muitos casos de forma assintomatica e convivem com pessoas do grupo de risco.
Concluindo, sem vacina não pode haver um retorno seguro para as aulas presenciais, pois os riscos são inúmeros.
Sem vacina, mesmo com EPI, torna se muito difícil exercer a funcao de professor de Educação infantil.
Segurança é prioridade
A situação é preocupante pois na mesma proporção que as aulas precisam ser retomadas, a preocupação aumenta devido o risco de contágio. Portanto volta segura só após vacina para todos.
E mesmo depois da vacina será preciso manter os cuidados por um període de tempo.
OS DESAFIOS SERÃO MUITOS, E TODA A AJUDA SERÁ BEM VINDA, GOSTEI DA AVALIAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, ACHO QUE PODERÁ CONTRIBUIR PARA UM DIRECIONAMENTO. TEMOS QUE TER UM OLHAR CUIDADOSO E DIFERENCIADO PARA TUDO
Mesmo com a vacina teremos que cumprir com os protocolos para a nossa segurança e a segurança dos outros.
trabalho em crreche de zero a tres anos de idade,nas salas as janelas são de vidro enao abrem,praticamente nada,a ventilação ,e com ventilador , como encarar uma situação como essa, sem vacina?
A covid e a pandemia realmente são um desafio, mas ficar preso na palavra desafio impede a busca de ações mais efetivas.
Infelizmente estamos vivendo algo que nunca imaginamos, e a coisa parece que só piora, desafio grande de como voltar, como sera essa volta não consigo imaginar.
Uma situação desafiadora. A escola vai precisar se reiventar.
Vai ser um desafio e tanto para todos da educação.
Sem dúvida foi um ano totalmente atípico, a pandemia trouxe muitas mudanças e também muito aprendizado, como o novo modelo de escola onde tivemos que nos reinventar para produzir aulas remotas, e sabemos que no retorno teremos que continuar nos reinventando.
Situação nova que estamos vivenciando a cada dia e aprendendo a lidar com ela. A escola depois da pandemia, com toda certeza será de grandes e muitos desafios para todos. Portanto, EMPATIA, CAUTELA e RESPEITO nas decisões precisam estar em primeiro lugar. Sem dúvida!
Precisamos mesmo pensar em como será a escola Pós Pandemia. Voltar é preciso!
Será necessário nos reenventarmos e também que todos nós tenhamos garantia de um retorno seguro.
Temos discutido sobre esse possível retorno e acredito que todos estão desejosos a voltar a sua rotina, porém, com o aumento do contágio, fica cada vez mais difícil essa volta as aulas presenciais.
Tenho muitas dúvidas e receios neste retorno, vimos que nada foi feito na estrutura física em nossas escolas, nem consertos e muito menos melhorias. Além de sabermos como a população esta agindo nos cuidados com a Covid-19.
Mesmo com a vacina, acredito que teremos que manter os protocolos de segurança…
Precisamos repensar nossas atitudes com muita cautela, sobretudo, repensar em que tipo de alunos estamos recebendo.
Os desafios serão muitos ao retomarmos as atividades presenciais, tantos que nem podemos mensurar antes de estarmos de fato vivenciando tal situação. Contudo, o material disponibilizado é de grande valia para o aprofundamento de tudo o que foi abordado até o mesmo. Gostei!
* momento
Toda a equipe escolar terá que se reinventar com essa nova situação.
Retorno seguro, somente com vacinação em massa.
A volta das aulas presenciais é um grande desafio, precisa ser muito bem discutida para que ocorra de uma forma segura para todos.
Podemos fazer o nosso máximo, mas sem estrutura não tem como voltarmos.
Muitos desafios estão por vim.
Jamais, sem imunização!
Os desafios serão muitos, teremos que nos reinventarmais uma vez.