Para combater a tristeza do confinamento
Quatro dicas práticas para você combater os efeitos negativos do confinamento a partir da terceira semana de quarentena do Covid-19
Como dissemos anteriormente no nosso post da semana passada, a quarentena é formada de fases. Pelo menos isso é o que nos ensinam os relatos vindos da Itália, que está algumas semanas na nossa frente. Segundo esses relatos, ao entrar na terceira semana de isolamento social, as pessoas começam a se sentir tristes. Pela saudade e distância daqueles que amam; pela indefinição do futuro, sem saber quando o isolamento vai acabar; pelas mortes que se avolumam em todo mundo e se aproximam cada vez mais de todos nós.
É importante, porém, combater esse sentimento. Confira a seguir quatro sugestões que podem ajudar nesse sentido.
Mantenha-se ocupado no confinamento
Pode ser que você já tenha parte do seu dia tomado pelas aulas virtuais e preparação de tarefas para seus alunos que entraram no modo de ensino à distância. Pode ser que esteja em férias antecipadas. Então aproveite o tempo que sobra, em ambos os casos, para iniciar um projeto que vá ocupar o seu dia. Pode ser um curso virtual em alguma instituição de ensino. Entre as que abriram modalidades gratuitas durante a quarentena estão a Universidade de São Paulo, a Fundação Getúlio Vargas, o Senai, o Sebrae e a Escola Virtual da Fundação Bradesco. Os cursos são de variadas áreas e a Escola Virtual oferece formação na área pedagógica.
Reduza a exposição a notícias duvidosas
Ok, num momento como este, é muito importante se manter bem-informado. E por “bem”, significa consumir informações de fontes confiáveis e que possam ser verificadas. Afinal, vivemos na era das Fake News, e o WhatsApp anda bastante cheio de informações falsas circulando. Atenha-se ao que é realmente necessário e compartilhe apenas informações de utilidade pública sobre prevenção, ou notícias de origens confiáveis, que você tenha conseguido verificar. Dessa forma, você contribui para diminuir o alarmismo exagerado.
Foque nas boas notícias
Você sabia que as grandes cidades brasileiras estão trabalhando a todo vapor na construção de hospitais de campanha que ajudarão a reduzir a falta de leitos? E que cientistas do mundo todo estão fazendo avanços nos testes de medicamentos? E que um único médico em Nova York, chamado Vladimir Zelenko, adotou um protocolo de tratamento e até o momento não perdeu um único dos 699 pacientes que ele tratou? Boas notícias que mostram a reação do mundo e a solidariedade entre as pessoas contra a pandemia nos ajudam a atravessar o período de tristeza do isolamento.
Faça encontros virtuais durante o confinamento
As plataformas virtuais que antes eram usadas para reuniões de trabalho à distância, agora podem se transformar em espaços para “festas” virtuais com os amigos, práticas de ioga e clubes de leitura, por exemplo. Que tal ler “A Peste”, de Albert Camus, ou “Ensaio Sobre a Cegueira”, de José Saramago? São dois títulos muito interessantes que abordam a ressignificação de relações sociais a partir de situações de epidemias. Mas você pode também aproveitar para ler qualquer outro livro que mude o tema e carregue seu grupo de leitores para longe das doenças. O importante é aproveitar a tecnologia para se manter próximo daqueles a quem você ama, mesmo que fisicamente distantes.
12 Comentários. Deixe novo
Ótimas dicas! Já estou seguindo algumas delas! Grata!
Nesse momento que é novo procuro ocupar meu tempo dividindo-o em momentos, sendo momento para praticar exercícios físicos, momento de estudo e planejamento, momento para minhas orações, momento para fazer aquelas coisas que tinha pouco tempo, como organizar melhor minha casa, dar melhor atenção a minha família, fazer aquilo que gosto como ver um bom filme e assistir um bom livro.
Ah! uso um pequeno tempo para estar ciente das noticia, mais procuro não focar em nada negativo
Excelentes dicas.
É o que procuro fazer, além de ouvir boas músicas e pintar.
Verdade devemos aproveitar a tecnologia para termos próximo e distante fisicamente de quem amamos.
Muito boa essa matéria,
Ótimas dicas, precisamos ficar longe de notícias tóxicas, aproveitar o tempo para leituras, além claro de aproveitar a tecnologia a nosso favor.
Ótimas dicas!
Obrigada pelas dicas valiosas!
é muito gratificante receber dicas tão valiosas…grata por estar conosco!
Dicas importantes para lidar com a atual situação.
Boas dicas.
Realmente manter a mente ocupada e focada em algo que acrescente e nos engrandeça como pessoa é fundamental.