7 modelos de escolas inovadoras ao redor do mundo para se inspirar
Muito se fala sobre modelos inovadores de ensino e a necessidade das escolas se tornarem mais relevantes para os desafios atuais. Além disso, sabemos que o aprendizado focado apenas na absorção de conhecimentos pré-programados, tende a ser esquecido com o tempo.
Porém, quando olhamos para os lados, nem sempre encontramos referências que nos inspiram.
Para ajudar, separamos uma lista de escolas que mostram que é possível sim fazer diferente na prática e obter resultados positivos!
1. Creche Into the woods
Esta é uma creche londrina para crianças de 2 anos e meio a 5 anos de idade. Eles não usam salas ou paredes. A experiência é totalmente ao ar livre e permite o contato constante com natureza.
Por lá os pequenos são estimulados a desenvolverem habilidades como a imaginação, comunicação e autoconfiança.
Também não deixa de ser uma oportunidade para aplicar valores de sustentabilidade desde cedo!
2. Escola da Ponte
Imagine uma escola que além de não ter salas de aulas, também não tem disciplinas ou horários regrados. Os professores trazem atividades com temas variados e os alunos podem escolher de acordo com seu interesse.
Até mesmo as provas são solicitadas pelos próprios alunos por livre e espontânea vontade e não por pressão da escola.
As mesas divididas estimulam o trabalho em grupo, mas com certeza esse modelo permite muito mais autonomia e independência para todos!
3. Escola Viva
Por meio de atividades culturais e práticas multidisciplinares os alunos aprendem dentro e fora do ambiente escolar. O método educacional básico trabalha a partir dos pilares: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, resolução de situações-problema, construção da argumentação e elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade.
4. Quest to Learn
A escola pública de Nova York é a primeira do mundo a educar seus alunos 100% através de jogos. Dessa forma, os alunos se sentem mais motivados por meio de um aprendizado divertido e didático ao mesmo tempo.
Por requerer concentração, os jogos também permitem que se mantenham focados em torno de cada atividade. Nesta escola, os índices de aprendizado inclusive estão acima da média.
5. Escolas Meninos e Meninas do Parque
Como exemplo de cidadania e solidariedade, professores de Brasília recebem alunos sem teto há mais de 20 anos. Por meio da ajuda de profissionais pacientes e dedicados, por lá jovens e adultos ganham a oportunidade de concluírem seus estudos.
Conquistar o diploma se torna uma chance de recomeço e esperança para estas pessoas que não tiveram a mesma oportunidade que a maioria. Portanto, um grande lembrete de empatia para todos!
6. School in the Cloud
Com base no método de ensino independente de Sugata Mitra, que desenvolveu um estilo livre de aprendizagem sem a presença de uma autoridade e pelo computador, Sergio Correa Juárez criou uma escola online que também permite que as crianças se situem no centro de seu aprendizado.
Para obter suporte, um grupo de tutores fica disponível por Skype para tirar dúvidas, propor debates e dar apoio aos alunos.
7. The School of Life
O método de ensino desenvolvido na Suíça, aborda questões e problemas do cotidiano por meio de áreas como filosofia, psicologia, artes visuais enquanto os alunos a refletirem suas percepções sobre o mundo e a sociedade.
Muitos modelos para se inspirar!
Com certeza, as escolas servem como inspiração para começar a realizar mudanças concretas. Ainda assim, nenhuma delas te dará um modelo completo a seguir e sim nortes que podem fazer parte da sua escola a partir de transformações pequenas. Um exemplo são as aulas extracurriculares ou mesmo novas abordagens em salas de aula.
A verdadeira transformação começa pela mudança de hábitos!
4 Comentários. Deixe novo
Apesar de ser novo como professor, carrego a esperança de fazer a diferença na vida de alguém que tenha o interesse em aprender, e tentar inspirar outros a fazerem o mesmo, como os exemplos citados, sem presunção , com muita conscirncia de que o processo e longo, sem grandes expectativas, a não ser um trabalho árduo, de muita dedicação, que pode render bons frutos.
As metodologias se assemelham, com algumas particularidades, ao processo educacional da Pedagogia Waldorf, que considero, também, um método muito eficaz no processo de ensino para crianças e jovens!
Sou Director de uma escola de Formação de professores. Acho muito interessante estes métodos. Particularmente sou apaixonado por formas alternativas de aprender. O realmente gostaria mesmo e falar com alguém de vocês sobre minha escola e ouvir também mais sobre vossas ideias
Sabem se existe alguma em Toronto (Canada)?