Você sabe quais habilidades desenvolver para cada perfil de aluno?
Todas as pessoas possuem um perfil psicológico e emocional complexo, envolvendo diversas características de personalidade. É claro que todas elas podem e provavelmente irão se transformar ao longo da vida. Ainda assim existem alguns traços que se tornam mais marcantes em determinados momentos. Com os tipos de alunos na escola, não é diferente.
Dentro de uma sala de aula é possível ver alunos que se destacam por serem inquietos, outros mais esforçados ou ainda tímidos.
Esses traços irão depender de diversos fatores e se vão se tornando nítidos para os professores através do convívio diário. Ao contrário do que muitos pensam, esse perfil não é aleatório e pode até ser moldado de acordo com a educação recebida.
O ponto em comum entre todas essas marcas que consideramos entre qualidades e desafios, são as habilidades que precisam ser melhor desenvolvidas de acordo com cada um.
Por isso, separamos no infográfico alguns “tipos de alunos” com base em sua postura e comportamento. Além disso, indicamos algumas habilidades que precisam ser melhor trabalhadas!
Como os educadores lidam com os diferentes tipos de alunos na escola?
O primeiro passo para lidar com diferentes personalidades é entender que cada ser humano é único. É claro que algumas habilidades devem ser desenvolvidas em todos como a empatia e o respeito por exemplo. Porém elas nunca serão totalmente equilibradas com relação ao todo.
Um outro ponto é entender que por mais problemas que certos alunos apresentem, eles sempre terão qualidades. Muitas vezes, é a partir das qualidades que os desafios são mais facilmente resolvidos.
Por fim, ter consciência de que essa personalidade não é tão fixa assim. Especialmente em crianças em jovens que estão se desenvolvendo.
O papel das escolas e educadores é fundamental para identificar, mediar e desenvolver o potenciais que irão fazer toda a diferença nos estudos e também na vida real fora da sala de aula.
14 Comentários. Deixe novo
Achei muito interessante a matéria e poderá auxiliar muito nas aulas. Mas gostaria de saber se existe algum questionário ou outra ferramenta, que permita diagnosticar melhor esses perfis.
Oi Alan tudo bem?
Agradecemos por acompanhar o blog Educador 360 e ficamos felizes em saber que o conteúdo está sendo útil! Sobre a sua pergunta, não temos uma ferramenta para indicar, considerando que os testes desconsideram fatores complexos por trás da vida e da personalidade dos alunos que os levam a agir de determinada maneira.
O que pode te ajudar, é entender que na maior parte das vezes essas tendências têm raízes na maneira como esta criança foi ou está sendo educada, tanto pela família quanto pela escola. Além disso, enquanto algumas características podem sim ser consideradas fora de equilíbrio, outras fazem parte daquilo que a criança é, como por exemplo o fato de um aluno ser introvertido ou extrovertido. Assim, no lugar de tentar “corrigi-las”, os educadores têm a missão de compreender este perfil e estimular os pontos desafiantes. Neste post do blog que você pode acessar no link: https://bit.ly/2JcDq3k, abordamos as questões envolvendo alunos introvertidos e como ajudá-los a participar mais em sala de aula.
Ainda assim, há necessidades comuns a todos os seres humanos, que, quando não atendidas da forma correta também podem levar a comportamentos disfuncionais. Neste outro post sobre a Pirâmide de Maslow: https://bit.ly/2SfELL2, você poderá visualizar essas questões de maneira mais ampla.
Independente do caso, a educação voltada para o ensino de habilidades socioemocionais tem a função de potencializar os pontos fortes e ajudar nas dificuldades, preechendo aos poucos as lacunas que ajudarão os alunos a crescer de uma maneira emocionalmente saudável. Esperamos ter ajudado!
Oii!
Gostei muito sobre a matéria e achei bem interessante, mas fiquei com uma dúvida:
É possível que as personalidades se misturem uma à outra?
Exemplo: uma mesma pessoa que é Extrovertida, possa ser Contestadora e Líder?
Pergunto isso pois me identifiquei bastante com esses três perfis…
Outra perguntinha rápida: Para que possa ser considerada com tal perfil, precisa se adequar à tudo? Como a personalidade Contestadora, é possível que eu tenha apenas as características de não se adaptar às regras e não se contentar com respostas rasa e ser considerada como tal?
Obrigada e Boa noite ^^!
[…] O site educador 360 criou um infográfico para facilitar o entendimento é só acessar e site e terá mais informações. https://educador360.com/gestao/tipos-de-alunos-na-escola/ […]
Sou pedagoga e gostaria de receber mais informações como diagnosticar e ajudar os alunos e professores.
Oii!
Gostei muito dessa matéria ela me ajudou a fazer uma tarefa da minha escola obg.
Gostei muito sobre a matéria mas ainda tenho uma inquietação.
Quais são os elementos que caracterizam o comportamento do aluno no primeiro dia de aulas? Obrigado
A Psicanálise tem me ajudado muito a compreender e propor um manejo adequado na sala de aula com Crianças, jovens e adultos. Leio muito sobre WINNICOTT.
Gostei das informações.
Que literatura brasileira especializada (ou normas prescritas, se houver) em comportamento inadequado em sala de aula vocês me indicariam como referentes para esse tema?
Att.
Obrigada!
[…] mas cada indivíduo tem um perfil emocional único, e os educadores têm sido estimulados a aprender a lidar com essas diferenças. Mas como agir com aqueles cujo comportamento perturba ou inviabiliza a realização das […]
SHOW DE CONHECIMENTO…. INFINITA GRATIDÃO…
Conhecimento é uma água inesgotável que nós principalmente da área da educação devemos estar sempre bebendo para continuarmos capazes de auxiliar p desenvolver
Gostei muito da matéria!! Ampliou os meus conhecimentos sobre os perfis dos alunos ,como idênticas e trabalhar às habilidades de acordo ao perfil de cada aluno.
Olá tudo bem
Achei ótimo